Alunos do 5º ano da Escola Estadual Conjunto Vida Nova, de Campinas, se formaram pelo Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). O evento aconteceu no dia 14 de agosto, e teve a colaboração da Microcamp, por intermédio do projeto Meu Brasil, que contribuiu para a sua realização. Esse é mais um ano que a Rede Microcamp — Escola de Informática e Idiomas — faz parceria com o programa, doando materiais e incentivando o trabalho.
Durante um semestre, com aulas uma vez por semana, alunos foram convidados a discutir e assimilar conteúdos relacionados à auto-estima, resistir à pressão dos colegas e da mídia para o uso de drogas e resolução de conflitos.
Desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, desde 1993 o Proerd já formou aproximadamente seis milhões de crianças. Segundo o policial militar Marcos Roberto Dias, “cerca de 70 mil jovens já passaram pelo programa na região de Campinas. Todos que participaram foram informados sobre os riscos e malefícios do uso de drogas”.
Como levar o Proed até a sua escola?
Esse é um trabalho voluntário e gratuito para escolas públicas e particulares. Para inscrever a sua instituição de ensino, basta procurar um quartel da Polícia Militar de seu bairro ou entrar em contato pelo e-mail proerd@polmil.sp.gov.br.
O Proerd é um otimo projeto eu tive a oportunidade de participar alguns anos atras. Com a ajuda dos pais e deste projeto são muitas crianças que são protegidas de entrar neste munod horrivel que é o das drogas.
Olá, João.
O Proerd é um projeto bem antigo, que ajuda e orienta os jovens há anos. Estamos juntos com esse objetivo.
Obrigado pelo apoio à causa e pelo seu depoimento.
Abraços.